Cai turismo no Parque do Jalapão, no Tocantins

Após um período de fama por causa da exibição de cenas em uma novela, o Parque Estadual do Jalapão, no Tocantins, completa 19 anos com uma redução no aumento do número de turistas. Em 2019, o aumento foi de 14% em relação ao ano anterior. Entre 2018 e 2017 a diferença foi 71%, devido às aparições na TV aberta.

 

Mas a redução não significa algo negativo. Para o operador de turismo na região Daniel Bezerra quando o número de turistas é muito grande, a parte ambiental pode sofrer.

 

Para Daniel Bezerra, o futuro positivo do Parque do Jalapão também depende de um olhar mais atento das autoridades estaduais. Na avaliação dele, os cuidados ainda ficam muito nas mãos de quem trabalha na região.

 

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, o Instituto Natureza do Tocantins, Warley Rodrigues, explica que o estado vai partir para as concessões de áreas públicas com o objetivo de promover o Jalapão, sem descuidar da parte ecológica.

 

O Parque Estadual do Jalapão, criado pela Lei Estadual 1.203 de 12 de janeiro de 2001, pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins. Com área concentrada no município de Mateiros, faz divisa apenas com o município de São Felix do Tocantins.

Fonte: Rádio EBC