Caminhadas e atividades culturais marcam o Dia da Consciência Negra

Caminhadas e atividades culturais marcam o Dia da Consciência Negra
O Mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos da morte de Zumbi dos Palmares / Foto: divulgaçãoO Mês da Consciência Negra faz alusão aos 320 anos da morte de Zumbi dos PalmaresFoto: divulgação

O Dia da Consciência Negra – celebrado nesta sexta (20) – está com programação que envolve desde caminhadas no Recife, Cabo e Palmares a apresentações culturais na Região Metropolitana do Recife (RMR). As atividades – que compõem o roteiro do Mês da Consciência Negra que, este ano, se remete aos 320 anos da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares (1695-2015), são promovidas pelas prefeituras dos municípios e Governo do Estado, por meio da Secretraria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Na cidade de Palmares – Zona da Mata de Pernambuco – recebe a Caminhada por Liberdade Religiosa. A concentração acontece na Casa da Cultura, a partir das 9h.

Já a tarde no Centro do Recife a Caminhada da Capoeira sai do Bairro do Recife e segue até a Praça Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Santo Antônio, com saída às 14h.

E no Cabo de Santo Agostinho, às 15h, é a vez da Caminhada da Consciência Negra sair da Estação Ferroviária.

As festividades seguem à noite, na cidade de Camaragibe – RMR do Recife – com o Festival Organs, no Parque Municipal da cidade.

FESTIVAL CANAVIAL – A diversidade cultural do Brasil é celebrada na 9ª edição do Festival Canavial com seminários, shows e apresentações culturais nos municípios de Nazaré da Mata, Vicência, Aliança e Limoeiro. O evento acontece até o próximo dia 15 de dezembro e, nesta sexta (20) – primeiro dia – o Engenho Poço Comprido, em Vicência recebe a tradição de festas de reinado, de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário integram as festividades, com apresentações dos grupos Congo e Moçambique da Comunidade do Quilombo de Sapé.

“O Festival em Vicência vai começar as seis da manhã. Um verdadeiro ritual irá acontecer. Esse é um momento inédito para Pernambuco e para o Canavial. Teremos uma bela celebração, com o encontro do Maracatu Estrela Brilhante de Recife com o Congo da comunidade Quilombola Sapé de Minas Gerais, momento único para a cultura brasileira”, destacou Afonso Oliveira, coordenador do Festival.

Adiel Luna está na programação da etapa de Aliança, do festivalAdiel Luna está na programação da etapa de Aliança, do festivalFoto: divulgação

No sábado (21) é a vez do Sítio Chã de Camará, em Aliança, receber caboclos de lança para celebração do cinquentenário do Maracatu Estrela de Ouro de Aliança. Shows, seminários e o primeiro encontro de Mestes da Mata Norte também estão na programação.

A programação completa pode ser vista no site do festival.