Empresários do comércio oferecem ajuda para revitalizar Teatro Nacional de Brasília

Fechado há pouco mais de cinco anos, há esperança para o Teatro Nacional. É que uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Fecomercio – a Federação Nacional do Comércio – pretende revitalizar o Teatro Nacional. O planejamento é parte da série de reformas de monumentos para o aniversário de 60 anos de Brasília.

 

A restauração, no entanto, ainda não está fechada. O GDF estuda duas possibilidades para realizar as obras. A primeira é a mobilização do setor produtivo para bancar os trabalhos.  A segunda seria um aporte concedido por outras entidades.

 

De acordo com o presidente da Fecomércio, Francisco Maia, o impasse é conseguir financiamento suficiente para realizar o projeto. Mas, o presidente destaca que o Serviço Social do Comércio (Sesc) pode ser um forte aliado nesta causa,

 

Ainda de acordo com Francisco Maia, a forma como será realizado o financiamento e quais entidades poderão ajudar o GDF a arcar com os gastos são questões em discussão na Confederação Nacional do Comércio (CNC).

 

A intenção é que as obras sejam de baixo impacto, como detalha o secretário de Cultura, Adão Cândido.

 

O orçamento para revitalizar totalmente o espaço é dos principais impedimentos, já que uma estimativa feita ainda na gestão passada revelou que serão necessários ao menos R$ 220 milhões para que o local seja completamente restaurado.

 

 

* Colaborou Letícia Valadares.

Fonte: Rádio EBC