Encceja termina hoje para pessoas privadas de liberdade

Hoje é o segundo e último dia das provas do Encceja, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, para pessoas privadas de liberdade em todo o Brasil.

 

Os responsáveis pedagógicos das instituições prisionais inscreveram 98 mil jovens e adultos que cumprem penas restritivas de liberdade.

 

O exame foi aplicado também na terça-feira (8), em instituições que firmaram o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso com o Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

 

Tanto para o ensino fundamental e médio, o Encceja é composto de quatro provas objetivas com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. Para ser aprovado, o participante precisa tirar 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e nota maior que cinco na redação.

 

Quem consegue passar em todas as áreas de conhecimento obtêm o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Mas o participante também pode obter a comprovação que passou em apenas determinada matéria com a emissão da declaração parcial de proficiência e na próxima edição do Encceja é só fazer as provas nas áreas de conhecimento que ainda não foi aprovado.

Fonte: Rádio EBC