Fluminense faz parceria com Natal sem Fome, campanha de arrecadação de alimentos

A campanha Natal sem Fome deste ano ganhou um reforço de peso. Dois dos quatro grandes clubes do Rio já aderiram à iniciativa. Além do Botafogo, que já selou parceria com a ONG Ação da Cidadania, o Fluminense é o mais novo colaborador que vai ajudar a colocar mais comida na ceia de Natal de pessoas carentes. A ONG Ação da Cidadania negocia ainda parcerias com o Vasco e o Flamengo.

A campanha Natal sem fome está em seu vigésimo sexto ano. O lançamento da parceria com o Fluminense acontece nesta quarta-feira, no Maracanã, às 21h30, durante o jogo contra o Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro. Durante o evento será exibido um vídeo institucional da campanha com o tema “A fome não é fake”, o mesmo de 2018. Para o diretor executivo da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, o diferencial deste ano está num engajamento maior da população.

“Uma grande diferença que a gente tem sentido esse ano é uma mobilização bastante grande por parte da sociedade civil. A gente tem recebido apoio de diversos novos comitês querendo ser criados da Ação da Cidadania. Essa demanda pela criação dos comitês locais que possam fazer a arrecadação, distribuir alimentos e criar ações sociais têm crescido muito. E a gente tem sentido que isso é uma forma da população trazer de volta alguma esperança para quem mais precisa”.

Na ação desta quarta, voluntários estarão em várias entradas do Maracanã para recolher os alimentos. As cestas básicas serão distribuídas pelos comitês da região metropolitana do Rio de Janeiro no dia 21 deste mês.

Doações em dinheiro também poderão ser feitas. Toda a arrecadação será revertida em alimentos. Também é possível doar pela internet até o final da campanha e também deixar doações em postos de coleta espalhados pelo país. A relação dos locais e as instruções para doações estão no site www.natalsemfome.org.br

A meta de arrecadação para 2019 será de 2 mil toneladas. A ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, lançou o Natal sem Fome deste ano com a tradicional mesa de 1 km de alimentos no Aterro do Flamengo, na zona sul da capital.

Fonte: Rádio EBC