Inscrições do Enem 2019 podem ser feitas até as 23h59 desta sexta (17)

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio 2019 (Enem 2019), têm até as 11h59 de hoje (17) para se inscreve.

 

A recomendação do Ministério da Educação é evitar os últimos minutos do prazo, quando é comum ocorrer instabilidade no sistema, devido ao alto número de acessos. O site para a inscrição é o enem.inep.gov.br.

 

Até esta quinta-feira (16), o Ministério da Educação registrou mais de 5 milhões de inscrições.

 

No novo sistema do portal, o candidato pode inserir o nome do pai e uma foto pessoal, caso queira. Apesar de as inscrições serem até a sexta, o pagamento do boleto daqueles que não estão isentos de pagamento da taxa, deve ser feito até o dia 23 de maio.

 

A taxa é de R$ 85 e todos os candidatos devem se inscrever, até mesmo aqueles que conseguiram a isenção.

 

As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos – 3 e 10 de novembro. Todas as etapas do exame estão no site e também no aplicativo do Enem, disponível para smartphones e tablets IOS e Android.

 

O uso dos dispositivos móveis, por exemplo, são maioria das inscrições: até a última quarta-feira, 60% dos candidatos se inscreveram por celular ou tablet.

 

Quem necessita de atendimento especial no dia das provas deve mencionar a informação durante a inscrição. Surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem informar, por exemplo, se usam aparelho auditivo ou implante no ouvido.

 

Entre 20 e 24 de maio, os participantes que desejam utilizar o nome social também devem acrescentar a informação no sistema.

 

Segundo o Ministério da Educação, o Enem já recebeu quase 100 milhões de inscrições, nas 21 edições anteriores. As duas provas, somadas, possuem 180 questões e uma redação.

Fonte: Rádio EBC