João Amador responde: é lenda urbana ou tem mesmo uma jazida de cristal na área central de Brasília?

Você sabia que na região central de Brasília existe uma jazida de cristal, bem embaixo da Rodoviária? Já teve curiosidade sobre a identidade de pessoas excêntricas que percorrem as ruas da capital?

 

Movido pela paixão por Brasília, e por resgatar histórias da cidade, o publicitário e escritor João Amador chega ao quarto exemplar de uma coleção que traz histórias curtinhas e apuradas principalmente no Arquivo Público do DF.

 

João já escreveu sobre a escolha de nomes para as regiões administrativas, crimes que chocaram Brasília, e neste volume traz algumas curiosidades sobre figuras da cidade, como a Dona Joana, que vive nas ruas da Asa Sul

 

Sonora: “Tem uma senhora que carrega uns sacos plásticos na Asa Sul. Eu consegui apurar que ela é do Rio de Janeiro. Ela carrega essa sacola que são os livros dela. Ela moras nas ruas, pelos blocos, e caminha pelas ruas da cidade.

Ele também traz fatos curiosos da época da construção da capital.

 

Sonora: “Essa jazida de cristal que está embaixo da rodoviária, foi encontrada na época da construção da cidade e o JK mandou cimentar tudo pra não gerar uma corrida pelo cristal, o pessoal querendo garimpar, o que iria atrasar as obras de Brasília. É uma curiosidade registrada, embora não haja nenhuma foto, pois, em 24 horas, ele mandou cimentar tudo.”

 

Ficou curioso? Essas e outras histórias estão no quarto volume do livro “Histórias de Brasília”. O livro ficará disponível para venda na Verdurão Camiseteria, no Conic, e na banca da 308 sul.

 

E o trabalho não para por aí… para o ano que vem, o escritor promete um exemplar baseado nos 60 anos de Brasília.

Fonte: Rádio EBC