Mata Atlântica em Pé confirma 3 mil hectares desmatados e aplica multa de R$ 13 milhões

O Ministério Público do Paraná divulgou nesta quinta-feira (13) o balanço parcial da Operação Mata Atlântica em Pé, que teve início na segunda-feira (10), envolvendo ministérios públicos e órgãos ambientais de 15 estados para fiscalizar o desmatamento deste tipo de floresta.

 

A operação resultou até o momento em cerca de R$ 13 milhões em multas, mais de 5 mil metros cúbicos de madeira apreendida e na confirmação de que cerca de 3 mil hectares de mata foram desmatados.

 

O Bioma Mata Atlântica é mais comum nas regiões sul e sudeste, mas está presente em 17 estados brasileiros. Originalmente, cobria 13% do território nacional. Hoje, apenas um décimo desta área de floresta ainda existe.

 

De acordo com o promotor Alexandre Gaio, do Ministério Público do Paraná, que encabeçou a iniciativa, a operação é inédita.

 

As quase 300 propriedades fiscalizadas foram previamente definidas a partir de imagens de satélite. Alguns dos estados decidiram expandir a operação e continuar os trabalhos até este fim de semana.

 

 

Fonte: Rádio EBC