Meteorologia do Japão emite alertas de emergência para chuvas fortes

A Agência de Meteorologia do Japão emitiu hoje (12) alerta de emergência para chuvas torrenciais em várias áreas nas regiões central e leste do país. Os alertas são de nível mais elevado em uma escala que vai até 5.

As províncias que podem ser afetadas são Shizuoka, Kanagawa, Tóquio, Saitama, Gunma, Yamanashi e Nagano.

Commuters at rush hour during a rain storm near Shinagawa Station in Tokyo, Japan October 11, 2019. Typhoon Hagibis approached Japan on Friday, threatening to batter its capital with the heaviest rain and winds in 60 years.      REUTERS/Kevin

Japoneses usam guarda-chuva para se proteger dos efeitos do mau tempo reinante no país    (Reuters/Kevin Coombs/Direitos Reservados)

Estas áreas estão sendo atingidas por intensas chuvas que acontecem somente uma vez em várias décadas. Há um perigo iminente de deslizamentos de terra e inundações.

O nível 5 indica a possibilidade de que um desastre já tenha ocorrido. Recomendações estão sendo feitas para que a população faça o possível para se proteger.

Se as pessoas sentirem ser perigoso demais se deslocar para abrigos de emergência, a agência recomenda ir a um andar mais alto ou encontrar um prédio com estrutura forte nas proximidades.

Tufão ameaça japoneses

Um dos tufões mais severos deste ano está se deslocando em direção a regiões japonesas, incluindo Tóquio.

Meteorologistas informaram que o tufão está provocando chuvas com níveis de precipitação recorde principalmente nas regiões de Tokai e Kanto.

A Agência de Meteorologia definiu o tufão Hagibis com a classificação de “muito forte”. A tempestade está se deslocando rumo ao norte, sobre o Oceano Pacífico, em direção à principal ilha do país, Honshu.

O tufão Hagibis poderia apresentar dimensões semelhantes a um tufão que provocou a morte de mais de 1.200 pessoas na região de Kanto e na área de Izu, em 1958.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL