Operação contra Lula é destaque em jornais internacionais

Operação contra Lula é destaque em jornais internacionais

O cumprimento de mandados de busca e apreensão na casa de Lula e a condução coercitiva do ex-presidente foram destaques na imprensa mundial

Nesta sexta-feira (4), a Polícia Federal deflagrou uma nova fase da Lava Jato, batizada da Aletheia, que tem como alvo principal o ex-presidente Lula. Veículos internacionais participam ativamente da cobertura da situação do ex-presidente brasileiro. O jornal britânicoThe Guardian publicou a notícia sobre a condução coercitiva de Lula e afirmou que a investigação sobre o político do Partido dos Trabalhadores marca uma nova fase dramática da Operação Lava Jato, que investiga desvios e corrupções na Petrobras.

O jornal britânico The Guardian afirmou que a investigação sobre Lula marca uma nova fase dramática da Lava Jato (Foto: Reprodução)

Segundo o jornal norte-americano The New York Times, a investigação vem em um momento de turbulência política e econômica para o país, com o aumento de denúncias de corrupção em quase todos os níveis do governo. O jornal acrescenta que Lula foi “a cara do Brasil” num momento em que o país se destacou no cenário mundial como uma potência em ascensão do mundo em desenvolvimento.

Segundo o norte-americano The New York Times, a investigação vem em um momento de turbulência política e econômica do Brasil (Foto: Reprodução)

O espanhol El País classificou a nova fase da Operação Lava Jato como “espetacular”. Segundo o jornal, as ações desta sexta-feira são um golpe duríssimo e, até agora, impensável contra o ex-presidente que representa o Partido dos Trabalhadores e perfilava até agora como um candidato provável para as eleições de 2018.

Para o jornal espanhol El País, as ações desta sexta-feira são um golpe duríssimo contra o ex-presidente  (Foto: Reprodução)

O jornal francês Le Figaro destacou a resposta do Instituo Lula ao mandado judicial de condução coercitiva do ex-presidente. O Instituto afirmou que a Operação Aletheia é uma “afronta o país e o estado de direito”. O Le Figarotambém noticiou o tumulto em frente ao prédio onde Lula mora, em São Bernardo do Campo, durante as buscas realizadas pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira.

O francês Le Figaro noticiou o tumulto em frente ao prédio onde Lula mora, em São Bernardo do Campo, durante as buscas realizadas pela Polícia Federal (Foto: Reprodução)