Saiba como conciliar a escola e o vestibular sem estresse

O último ano do ensino médio é um período muito desafiador para a maioria dos estudantes. Além das obrigações escolares, como provas e trabalhos, boa parte dos jovens ainda precisa lidar com uma preocupação muito maior: o vestibular.

Apesar da pressão e do acúmulo de tarefas, é possível obter um bom desempenho em ambas as atividades. Pensando nisso, preparamos este post para ajudá-lo a conciliar a escola e o vestibular sem ameaçar sua saúde mental e física. Confira!

Organize-se

Tirar um ou dois dias para se organizar pode parecer uma perda de tempo, mas é, na realidade, a melhor forma de economizá-lo. Uma boa organização é a chave para a otimização do seu tempo de estudo, que tende a ser pouco, já que você precisará dividi-lo entre as obrigações escolares e o vestibular.

Por isso, seu primeiro passo nessa jornada é organizar-se. Comece pelo seu ambiente de estudos. Deixe-o limpo e arrumado e, se possível, garanta que sua cadeira e sua escrivaninha sejam confortáveis o suficiente para as várias horas de estudo que virão a seguir. Separe livros e materiais necessários e deixe-os em um local de fácil acesso.

Após essa etapa, organize-se em relação aos estudos propriamente ditos. Faça um calendário com as principais datas do ano (provas, simulados, vestibulares)  ele servirá como um guia na próxima etapa.

Faça um cronograma de estudos

Criar um cronograma de estudos é fundamental para um bom desempenho no ano escolar. Para fazer esse planejamento, é importante que você tenha respostas claras para algumas perguntas, como “qual é o meu objetivo?”, “quanto tempo tenho para alcançá-lo?” e “quantas horas eu tenho disponíveis por semana para o estudo?”.

A partir dessas respostas, você pode traçar um roteiro de estudos e um cronograma. Tente ter uma visão ampla do ano, fazendo planos mensais, bimestrais, semestrais e anuais. Mesmo que sofram alterações com o tempo, esses cronogramas podem servir como referência para você saber se está atrasado ou adiantado em relação ao seu plano inicial.

Lembre-se: os cronogramas devem ser adequados às suas necessidades, mas também precisam ser plausíveis  não adianta forçar o aprendizado de 3 ou 4 capítulos em um único dia. Além disso, você também deverá contar sempre com atrasos e imprevistos: acredite, eles ocorrerão.

Na hora de criar seu cronograma, é importante que você deixe bem delimitado quais dias (ou horários) serão voltados ao estudo para o vestibular e quais serão direcionados às tarefas e às provas referentes ao terceiro colegial.

Defina seus horários

Agora que você já tem um cronograma definido, é hora de decidir quais serão os seus horários de estudo. Essa definição é importante para que você crie uma rotina.

Mesmo que você não consiga estudar sempre no mesmo horário todos os dias da semana, é importante que você tenha cargas horárias fixas para cada dia específico. Em outras palavras: não importa se você terá tempo disponível de manhã, à tarde ou à noite, desde que você cumpra o número de horas que você mesmo estabeleceu em seu planejamento.

No entanto, lembre-se de fazer exceções sempre que for necessário: se você perdeu quatro horas em algum imprevisto, por exemplo, não há a necessidade de se sacrificar para compensar essas horas ainda no mesmo dia. Faça uma pequena reorganização semanal e distribua esse tempo em vários dias.

Defina suas prioridades

Repita comigo: você não é um super-herói. E está tudo bem! Muitos estudantes se sentem na obrigação de obter desempenhos excelentes tanto na escola quanto no vestibular, mas é importante que você assuma as suas limitações físicas e psicológicas e entenda que, com tantas funções acumuladas, a melhor estratégia é definir as suas prioridades.

Se, no momento, sua maior preocupação é finalizar o colégio, foque principalmente nisso. Dedique um tempo maior às tarefas escolares do que ao estudo para o vestibular. Frequente todas as aulas, cumpra todos os trabalhos, dedique-se às provas e não perca a chance de participar de plantões de dúvidas. Não deixe de estudar para o vestibular, mas coloque-o em segundo plano.

Por outro lado, se sua prioridade máxima é a aprovação em uma universidade, dedique mais horas do seu dia a isso. Estude mais as matérias que têm maior peso em sua prova e dedique-se aos simulados.

Se você faz atividades extracurriculares, como aulas de idiomas, que não são prioridades no momento, talvez seja melhor suspendê-las neste ano.

Otimize seu tempo

Em um ano de tantas obrigações, otimizar o seu tempo pode ser a grande diferença entre alcançar ou não os seus objetivos. Mais do que nunca, você precisará estar extremamente concentrado na hora dos estudos e precisará ter um bom rendimento neles.

Por isso, evite distrações. Não cheque as redes sociais durante o período em que você estiver estudando. Frequentemente, “uma olhadinha” transforma-se em 15, 20 minutos de distração. Se você der “uma olhadinha” quatro vezes durante o seu estudo, ao menos uma hora já terá sido perdida.

Além disso, outra forma de otimizar o tempo é utilizando períodos “inúteis” para adiantar os estudos. Se você passa uma hora no trânsito, por exemplo, pode aproveitá-la para ler algum livro que será cobrado no vestibular ou ouvir um podcast sobre algum tema de atualidades.

Cuide-se

Por último, a dica mais importante: para conciliar a escola e o vestibular sem estresse, é importante que você cuide de sua saúde mental e física. Conheça os seus limites e não ultrapasse-os.

Respeite o período de 8 horas diárias de sono, faça exercícios físicos, alimente-se direito, divirta-se e, sempre que necessário, faça um break de alguns minutos para descansar. Tudo isso pode parecer desperdício de um tempo precioso, mas centenas de pesquisas comprovam a importância de se cuidar para se dar bem nos estudos.

Conciliar a escola e o vestibular é um dos maiores desafios enfrentados por estudantes do ensino médio. Apesar da pressão e do acúmulo de tarefas, no entanto, é possível obter um bom desempenho em ambas as atividades. Para isso, é necessário tomar algumas atitudes, como criar um planejamento e um cronograma, definir horários de estudo e prioridades e otimizar seu tempo o máximo possível. Tudo isso, é claro, sem esquecer de cuidar da sua saúde física e mental.

Gostou das nossas dicas? Está se preparando para o vestibular, mas ainda não sabe qual carreira seguir? Então aproveite e baixe agora nosso Guia prático: leia e escolha a profissão ideal para seu futuro. Vamos lá!

Fonte: Universia