Sistema de segurança japonês contra desastres é testado pelo governo

Sistema de segurança contra desastres naturais é testado pelo governo brasileiro. A tecnologia permite enviar avisos de emergência pelo sinal da televisão digital.

A ação é feita a partir de um acordo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil e o Ministério de Assuntos Internos e Comunicação do Japão, que quer demonstrar o funcionamento do sistema de emergência no país.

Um aviso sonoro é emitido nos aparelhos televisivos que possuem sinal digital, mesmo se eles estiverem desligados, e alertam a população para eventuais riscos ou anomalias naturais, como tempestades. 

 

A medida serviria, por exemplo, para evitar tragédias como a de Mariana e Brumadinho.

 

O diretor de Sistema de Engenharia da NHK, empresa japonesa de comunicação pública, afirma que o sistema serve para alertar a população em calamidades.

“O sistema funciona por meio de redes de Broadcasting. Essa rede é a certa para se fazer a cobertura e é muito confiável. Você pode mandar imagens e mensagens de maneira eficiente e simples. Então, em momentos de desastres, a informação pode ser entregue de maneira simples e confiável”.

A EBC, Empresa Brasil de Comunicação auxiliou e deu suporte à empresa japonesa para realização do teste.

O sistema ainda está em fase de estudos, e não existe previsão de um acordo para instalação do programa nas televisões brasileiras.

Fonte: Rádio EBC