Suspeitos de integrar milícia são presos na Baixada Fluminense

Oito suspeitos de integrar milícia em Itaguaí, município da Baixada Fluminense, foram presos nesse sábado (15) durante operação do Ministério Público do Estado (MPRJ) do Rio de Janeiro.

A ação foi um desdobramento da Operação Freedom, deflagrada em agosto deste ano, que investiga grupo criminoso organizado que atua em Itaguaí e está em expansão para a Costa Verde e Piraí.

De acordo com o MPRJ, os detidos estavam armados e foram autuados em flagrante por organização criminosa, porte ilegal de armas de fogo, receptação e extorsão.

O Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) apreendeu uma escopeta, munições diversas, uniformes de forças policiais, balaclavas, luvas, aparelhos de rádio transmissor, celulares e R$ 1.124, em espécie.

Segundo o MP, a diligência teve origem no recebimento de denúncias da população local de que, após a primeira operação, no mês passado, integrantes da milícia retomaram a rotina de extorsão no município.

O Ministério Público informou que o grupo criminoso operava com bases instaladas em condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, no bairro Chaperó, com prática de extorsões e exploração, especialmente em jogos de azar, transporte público irregular e venda de água mineral e cigarros.

A operação teve apoio do 24º Batalhão de Polícia Militar. O Gaeco informou que prosseguirá nas investigações para a prisão dos demais membros da organização criminosa.

Fonte: Rádio EBC