Ventania causa transtornos no Rio nessa terça-feira; visitas ao Cristo Redentor foram suspensas

O vendaval que atingiu o Rio de Janeiro no início da tarde dessa terça-feira (13), com rajadas de até 81 quilômetros por hora, causou transtornos em diversas regiões da cidade.

 

A força do vento assustou inclusive os visitantes do Cristo Redentor, alguns se jogaram no chão para se proteger das rajadas. Uma placa, parte da base da estrutura da estátua, se soltou com a ventania e caiu. O incidente fez as visitas ao monumento serem suspensas, e funcionários tiveram que retirar as pessoas do local às pressas. 

 

O vento também derrubou uma árvore na Estrada das Paineiras e outra nos trilhos da estrada de ferro que leva ao alto do Corcovado, bloqueado o acesso ao Cristo. Com isso, os visitantes que estavam no alto do morro ficaram no local por cerca de duas horas, até a retirada das árvores.

 

No mesmo horário, o Bondinho do Pão de Açúcar também teve as operações suspensas por medida de segurança, devido aos fortes ventos, mas não foram registrados incidentes no local.

 

A ventania alterou ainda o funcionamento da Ponte Rio-Niterói. A concessionária que administra a via teve que acionar o protocolo de segurança e organizou comboios nos dois sentidos para evitar acidentes. A medida é praxe em dias de vento forte e serve para limitar a velocidade dos veículos a um nível reduzido, por motivos de segurança. 

 

O vendaval também derrubou árvores e postes.  De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura, foram registradas mais de dez ocorrências em todas as regiões da cidade.

 

Além de interditar vias, os incidentes também causaram a interrupção do fornecimento de energia em diversos bairros.

Fonte: Rádio EBC